• Xando Vilela

ANDRÉ MUSSALEM - UMA MARÉ EM REVOLTA!

Porque você precisa conhecer a obra deste artista pernambucano que traz consigo inquietações que transitam entre a melancolia e alegria de ser e viver num país polarizado como o Brasil atual.

#andrémussalem #música #novacenapernambucana #comemoração #pernambuco #recife #novamúsicapopularbrasileira #novampb #samba #influências


André Mussalem por Beto Figueiroa (Divulgação)

Difícil prever como um trabalho, em especial quando se trata das artes (neste caso a música), tocará na alma do público. Quais memórias afetivas a ele estarão ligadas? Ou ainda, o quanto ele poderá vir a significar na vida de quem se propôs a conceder seu tempo e ouvidos para consumir aquilo que foi produzido?


Daí a importância do músico criar sua obra a partir de seus sentimentos mais instintivos, algo da ordem da visceralidade mesmo! O ato corajoso de expor suas crenças e verdades diante do mundo a cada frase e construção harmônica aproxima o criador e a criatura do público, o que torna todo o processo de audição de um álbum ainda mais empático. Foi assim que o também advogado pernambucano, André Mussalem, trouxe em seu primeiro registro fonográfico " No Morro da Minha Cabeça" lançado em 2016, um verdadeiro frescor para o nosso velho e querido samba.



Em 2018 André lançou um disco inspirado nos sambas que parecem mais uma crônica ou até mesmo gritos de alerta como como os feitos por Gonzaguinha, Aldir Blanc, Caetano Veloso, Ruy Guerra e inclusive do cubano Pablo Miláres. Porém, nenhum deles é mais citado na obra "Pólis" que o Chico Buarque, inclusive para os mais desatentos seria fácil atribuir a ele as composições e inclusive interpretação de algumas músicas. Um dos pontos altos deste disco é o dueto com o também pernambucano Almério, numa interpretação belíssima da canção "Maré", um grito social que tem como mote o caso da Deputada Marielle Franco, assassinada de forma covarde com seu motorista no Rio de Janeiro.


Hoje (23/08/2019) André realiza um show inédito, onde comemora um ano de lançamento de seu segundo álbum. Além das músicas do repertório de “Pólis”, André também apresenta pela primeira vez, para o público, algumas músicas do seu próximo álbum, “Distopia” que teve como primeiro single “Leão”, uma parceria de André com a baiana Illy, lançada nas plataformas digitais no dia 14 de agosto.

Para André a nova música é dançante e solar como o seu signo [leão], o que contraria a melancolia usual de suas composições.
André Mussalem e Illy por Jorge Veloso (Divulgação)

Ou seja, uma maré em revolta! Ao mesmo tempo que nos apresenta um afoxé swingado e leve também é capaz de expressar a indignação com o caos social pelo qual passamos num país cada vez mais polarizado.


Sim! Importante registrar a presença dos artistas convidados: Rafael Marques, Caca Barreto, Junior Teles, Johnanthan Malaquias e Isadora Melo que abrilhantarão ainda mais a noite no Café Liberal a partir das 21h.


Os ingressos para o show custam R$ 20,00 e estarão disponíveis na bilheteria do evento.


LOCALIZAÇÃO:



62 visualizações

© 2019 por Xando Vilela

TODAS AS GRAVURAS FORAM DESENVOLVIDAS PELO ARTISTA PERRON RAMOS © 2019

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W