top of page
  • Xando Vilella

CONFIRA AS PRÉVIAS DE CARNAVAL GRATUITAS DO RECIFE DE 2023

No total, a cidade do Recife oferecerá mais de 50 eventos gratuitos até o dia 16 de fevereiro, quinta da semana prévia, coroada pelo espetáculo Tumaraca – Encontro das Nações

#PRÉVIAS2023 #RECIFE2023 #CARNAVALDORECIFE #CARNAVALPE #CARNAVAL2023

 

Maracatu Encanto da Alegria - Andrea Rego Barros/ PCR Imagem


Acertos de Marcha, concursos, Terças Negras especiais de Carnaval, ensaios de maracatus de baque virado, encontro de Afoxés, festivais de música. A programação que antecede os festejos oficiais de Momo está repleta de opções para a população e visitantes abraçarem todos os ritmos e sonoridades que fazem do Recife o maior Carnaval de rua do Brasil. A partir desta segunda (23), a cidade ofertará mais de 50 eventos totalmente gratuitos que prometem fazer ferver os corações saudosos do reinado de Momo.


Para quem está em busca de diversão gratuita com o que há de mais genuíno da cultura popular, a segunda-feira (23) já possibilita suas opções. No Pátio de São Pedro ocorre o Concurso de Porta-estandarte, Porta-Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira a partir das 18h. Os desfiles serão animados pela Orquestra do Maestro Edson Rodrigues, pelo Boi Mimoso da Bomba do Hemetério e pelo Bloco de Samba Bole Bole.


Para quem quer ouvir a potência do baque dos maracatus, na segunda também haverá o primeiro ensaio de Nações de Maracatu na sede do Encanto da Alegria, que se prepara para o Carnaval de 2023 com o tema “Em Terra Nagô reina o trovão de Xangô”. O evento, aberto ao público, está previsto para começar às 18h. O Encanto da Alegria fica na rua Coremas, 40, na Mangabeira.


O ensaio acontece em companhia do grupo Voz Nagô e será o primeiro dos 15 encontros abertos que irão acontecer para a grande apoteose do Tumaraca. O espetáculo reunirá 13 Nações e cerca de 700 batuqueiros no Marco Zero, no dia 16 de fevereiro, quinta-feira da semana pré-Carnavalesca e grande Abre-Alas do Carnaval do Recife 2023. Até lá, acontecerão 11 ensaios nas comunidades, três ensaios conjuntos na Rua da Moeda, além do ensaio geral no Marco Zero, epicentro do Carnaval recifense.


A semana segue agitada e, a partir da terça-feira, o Pátio de São Pedro, verdadeiro Quartel General do Carnaval, passa a sediar os mais diversos eventos de salvaguarda da cultura popular. Na terça (24), o local será palco do Encontro de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índios. Na quarta (25), é a vez da segunda etapa do Concurso de Porta-Estandarte, Porta-Flabelo, Mestre Sala e Porta Bandeira. Na quinta os carnavais saudosos aterrissam no local com o primeiro de seis Acertos de Marcha de blocos de Pau e Corda que fazem a alegria dos blocos líricos, que também prometem trazer de volta toda a beleza e encantamento da Aurora dos Carnavais, no dia 2 de fevereiro. Também é no Pátio de São Pedro que irão acontecer as três edições das Terças Negras especiais de Carnaval, que começam no dia 31 de janeiro e mostram ao povo a potência da ancestralidade negra da cultura popular no reinado momesco.


Ao longo do restante de janeiro e nos dias de fevereiro que antecedem a folia oficial, há opções para todos os amantes da legítima folia recifense. O Carnaval inclusivo, onde cabem todos, todas e todes contará com o Carnaval Sem Barreiras, destinado a pessoas com deficiência e que fará folia na Praia de Boa Viagem no dia 3 de fevereiro. O público acima de 60 poderá curtir o Baile Municipal da Pessoa Idosa, no Classic Hall, no dia 14 de fevereiro e a população LGBTQIA+ fará sua festa própria na rua da Moeda com o Palco da Diversidade no dia 16 de fevereiro, data quando o Bloco Nem Com Uma Flor também sai às ruas do Bairro do Recife pregando o amor e o fim da violência contra as mulheres.


Honrando o título de Cidade da Música conferido pela Unesco, a capital pernambucana também irá ofertar shows nas prévias para quem busca sonoridades diversas a exemplo do Polo Hip Hop e Pré-Amp, que irão movimentar o Cais da Alfândega nos dias 9 e 11 de fevereiro, respectivamente. Também é no Cais da Alfândega que a população poderá conferir a Cena Peixinhos, no dia 8 de fevereiro, enquanto o Pré no Regae movimenta o local no dia 12. Na Praça do Arsenal, o palco Frei Caneca fará sua terceira edição no 12 de fevereiro, trazendo ao público a melhor representatividade que permeia a programação da emissora pública municipal.


Tumaraca - Criado em 2002, o encontro está em sua vigésima edição e reúne, no Marco Zero, 13 nações de Maracatu de baque virado e cerca de 700 batuqueiros, que, juntos, saúdam as origens ancestrais afro-brasileiras através da potência do baque do trovão das alfaias, agbês e a marcação de taróis e gonguês.


Concurso de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira - Neste concurso, a diversidade do Carnaval recifense se revela. Os competidores disputam o título de Melhor Porta Estandartes de: Tribo de Índio, Caboclinho, Clube/Troça, Flabelista, Maracatu de Baque Virado, Maracatu de Baque Solto, Bois de Carnaval, Mestre Sala e Porta Bandeira, todos nas categorias adulto e infantil. O concurso será realizado no Pátio de São Pedro nos dias 23 e 25 de janeiro.


Confira abaixo o calendário completo das prévias recifenses



3 visualizações0 comentário
bottom of page