• Carlos Henrique Silva

MARACATU LEÃO AFRICANO COMEMORA 20 ANOS COM ATRAÇÕES ATÉ O FINAL DE JANEIRO

Agremiação tem sede na zona rural do município de Nazaré da Mata (Mata Norte do Estado)

#maracatu #culturapopular #rural

Foto: Facebook oficial/Divulgação


Quem deseja se deslocar até a Zona da Mata Norte do Estado nos próximos sábados de Janeiro, irá encontrar a amostra de um dos principais cartões postais de nossa cultura, com a comemoração dos 20 anos do Maracatu de Baque Solto Leão Africano de Nazaré da Mata. O grupo programou uma série de apresentações culturais em vários pontos do município, uma iniciativa com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.


A agremiação já iniciou o ano com atividades de ensaios do terno, em sua sede no Sítio São Francisco (Lagoa do Ramo de Cima), localizada na zona rural do município. O "Terno" é o grupo percussivo que marca o ritmo a ser seguido por todos os brincantes, seguindo a toada do mestre e contramestre o acompanhamento da orquestra. Os ensaios e sambadas são celebrações dos maracatus rurais como preparação para o carnaval, sendo também o momento quando os músicos entram em contato com a nova marcha composta pelo mestre para ser utilizada durante a festa de Momo.


Foto: Facebook oficial/Divulgação


Um dos três únicos maracatus da Mata Norte que permanece com sua sede num engenho, o Leão Africano atualmente é formado por cerca de 90 componentes. Parte da equipe é moradora e frequentadora do sítio, e outra parte reside em diferentes localidades de Nazaré da Mata e outros municípios da região, como Carpina e Aliança.



Confira a programação para os dois últimos sábados de Janeiro (22 e 29):


MESA DE CONVERSA COM ANTIGOS MESTRES DE MARACATU RURAL Quando: 22 de janeiro de 2022 (sábado), às 14h Local: Sociedade Musical 5 de Novembro (Revoltisa) – Praça Carlos Gomes, 17, Nazaré da Mata – PE


SAMBADA (com a participação do Maracatu Leão Africano e Maracatu Leão Misterioso) Quando: 29 de janeiro de 2022 (sábado), às 20h Local: Espaço Cultural Mauro Mota (R. Projetada, 123-175, Nazaré da Mata – PE)

6 visualizações0 comentário