• Carlos Henrique Silva

MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA CHEGA A 9ª EDIÇÃO NA ZONA DA MATA DO ESTADO

Até 20 de fevereiro, a programação leva sessões gratuitas a espaços abertos e públicos de oito cidades da Zona da Mata, exclusivamente com curtas produzidos na região

#cinemapernambucano #zonadamata #Pernambuco

"Quando a chuva vem?", de Jefferson Batista | Foto: Divulgação


Um cinema a céu aberto, com filmes que retratam vivências e histórias semelhantes a de populações da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Há 9 edições, a Mostra Canavial de Cinema democratiza o acesso à Sétima Arte na região, ao mesmo tempo em que atua como vitrine para as produções audiovisuais locais. A edição 2022, que iniciou nesta terça-feira (25), segue até 11 de fevereiro, levando sessões e outras atividades gratuitas a oito cidades da Zona da Mata pernambucana.


Os filmes serão apresentados em duas sessões, sendo uma por dia, sempre às 19h, em cada uma das oito cidades no circuito 2022 da Mostra - Condado (25 e 26/01), Goiana (27 e 28/01), Glória do Goitá (29 e 30/01), Paudalho (01 e 02/02), Nazaré da Mata (03 e 04/02), Carpina (05 e 06/02), São Vicente Férrer (08 e 09/02) e Vicência (10 e 11/02). As sessões ocorrem em espaços públicos e ao ar livre, como praças, comunidades rurais e ribeirinhas, trazendo o cinema para perto de populações distantes desse tipo de arte.


Os curtas trazem à tona temáticas históricas, sociais, políticas e culturais próprias da realidade da Mata Norte, sob o olhar crítico e poético das populações locais, nas categorias de Ficção, Documentário e Animação. São registros de mestres, mestras e manifestações culturais da Mata Norte, além de conflitos sociais, de gênero, temáticas LGBTQIA+, entre outros temas ambientados na Zona da Mata. Após as sessões, a equipe da Mostra conduz um debate com os espectadores.


A programação audiovisual da Mostra Canavial de Cinema é gratuita, aberta ao público e acontece com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo de Pernambuco. As atividades acontecem com respeito aos protocolos de prevenção contra a gripe e Covid-19. Haverá distribuição de máscaras e álcool gel para o público e disponibilização de assentos respeitando regras de distanciamento social. A programação completa pode ser conferida no site www.mostracanavial.com.br.


PROGRAMAÇÃO PARALELA - Além das sessões, a Mostra Canavial conduz atividades formativas e um seminário que ajudam a fomentar a produção audiovisual na Mata Norte. Nesta 9ª edição, haverá a realização da Oficina Realização Rápida de Cinema Ligeiro em Condado (24, 25 e 26/01) e Paudalho (01 e 02/02), com público mobilizado localmente pela produção do festival. Já em Vicência (19 e 20/02), a Mostra culmina com o 9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, reunindo cineastas, produtores e realizadores de cinema da Zona da Mata Norte em palestras, debates e atividades culturais diversas.


Caio Dornelas, idealizador do festival, afirma que, desde o surgimento da Mostra Canavial, em 2011, a iniciativa ajudou a acelerar a produção cinematográfica na Zona da Mata nos últimos anos, sendo testemunha do surgimento de cineclubes e produtoras independentes, e ajudando a formar novos cineastas. “Muitos realizadores que assistiam à Mostra no início e participaram das oficinas, hoje exibem seus filmes na nossa programação. A linguagem cinematográfica é um instrumento de luta e de expressão que deve estar ao alcance de todos”, endossa.

SERVIÇO:

9ª Mostra Canavial de Cinema

De 25 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022

Sessões de cinema gratuitas às 19h

Mais informações: www.mostracanavial.com.br / Instagram @mostracanavial

Programação por cidade:

  • Condado: 25 e 26/01 - Engenho Bonito - Associação de Trabalhadores Rurais do Assentamento Luiza Ferreira

  • Goiana: 27 e 28/01 - Praça da praia de Atapuz, em frente à Igreja de São Benedito

  • Glória do Goitá: 29 e 30/01 - Sítio Malícia, em frente ao Museu do Cavalo Marinho do Mestre Zé de Bibi

  • Paudalho: 01 e 02/02 - Distrito Rosarinho, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos

  • Nazaré da Mata: 03 e 04/02 - Assentamento Camarazal

  • Carpina: 05 e 06/02 - Caraúba Torta, em frente à Escola São Joaquim

  • São Vicente Férrer: 08 e 09/02 - Praça Severino Carneiro, em frente à biblioteca

  • Vicência: 10 e 11/02 - Povoado de Angélicas, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosarinho

  • Vicência: 19 e 20/02 - 9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, voltado a cineastas, produtores e realizadores de audiovisual da Mata Norte

Programação audiovisual:

Sessão “Do Canavial para o Mundo” (1º dia de cada cidade)

"Quando a chuva vem?", de Jefferson Batista

"Cambinda: Onde nada se ensina, tudo se aprende", de Enoo Miranda

"Painho e o Trem", de Mery Lemos

"Aracá", de Abiniel João Nascimento

"O Cine São Vicente", de Kleber Camelo

"Estrela Nazarena", de Luiz Felipe Sena

Sessão “Do Mundo para o Canavial” (2º dia de cada cidade)

"Maurício Soares, Baiana Rica", de Gabriela Monteiro

"Raphael e Nain", de Durval Cristóvão

"Mestra Cristina, Cultura o Tempo Todo", de André Pina

"Eu Sou Raiz", de Cíntia Lima e Lílian de Alcântara

"Solo", de Brunna Carvalho

"Geisiely com Y", de Mery Lemos

"O Que Se Memora", de Caio Dornelas e Ernesto Rodrigues

3 visualizações0 comentário