• Carlos Henrique Silva

OFICINA BRENNAND CELEBRA 50 ANOS COM EXPOSIÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Até o dia 31 de janeiro, o espaço conta com exposições, oficinas, visitas e trilhas ecológicas com atividades gratuitas para todas as idades


#Brennand #exposição #dança #cerâmica #Pernambuco

Foto: Divulgação


Aproveitando as férias de Janeiro, a Oficina Brennand desenvolveu uma programação especial, centrada na investigação de como os processos educativos e artísticos estabelecem relações com o bairro da Várzea e sua vizinhança. São oficinas de dança, trilhas, ateliês, contações de história e outras ações realizadas pela equipe de educação da Oficina, artistas e educadores convidados. O espaço, que comemora seu cinquentenário, também ganhou a mostra comemorativa “Devolver a Terra à Pedra que Era", reunindo obras do seu criador, Francisco Brennand, em pinturas, esculturas, gravuras e serigrafia do pernambucano.


“Desejamos com isso construir junto com os nossos públicos um museu cada vez mais aberto e propositivo. Queremos ainda oferecer às pessoas uma programação de férias diversificada, acessível e de qualidade” afirma Marianna Brennand, Diretora Presidente da Oficina Brennand.

Uma seleção de narrativas de diversos povos africanos, com fábulas de animais, aventuras e contos sobre a natureza e de como as histórias se espalharam pela terra, serão motes para as histórias que Kemla Baptista, contadora de histórias e pedagoga, selecionou para compartilhar com adultos e crianças, no dia 23 de janeiro.



Grupo Cultural Boi da Mata - Foto: Divulgação


Já o Grupo Cultural Boi da Mata, responsável por realizar na Várzea e arredores caminhadas ecológicas, serão os guias de duas trilhas nas quais serão compartilhadas aprendizados sobre a floresta e as margens do Rio Capibaribe, enfatizando o uso consciente e inclusivo das matas, vista de forma integrada com outros elementos da cultura popular. As trilhas serão realizadas nos dias 22 e 29 de janeiro, das 9h às 12h.


Nos dias 21, 22, 28 e 29 (sextas-feiras e sábados), o público vai contar com a participação de educadoras e educadores da Oficina Brennand em uma conversa rápida, com duração de 10 minutos, em torno de uma das obras da exposição “Devolver a terra à pedra era”, nos horários da manhã e tarde. As conversas vão destacar histórias, técnicas, processos e a importância de cada obra na trajetória do artista Francisco Brennand.


Confira outras atrações da programação de férias:


  • Oficina Registros do olhar: práticas de mediação com o celular - Sexta (21) às 13h

  • Trilhas do Capibaribe - Caminhada Ecológica - Sábado (22) das 9h às 12h

  • Ocupa Oficina - Razões Africanas - Domingo (23) às 15h30

  • Oficina Análise e Produção de Figurinos - Quinta-feira (27) das 9h às 17h

  • Oficina de Percussão - Sexta-feira (28) das 13h às 16h

  • Trilhas do Capibaribe - Deixa o Boi Vadiar - Sábado (29) das 9h às 12h

  • Ocupa Oficina - Rodas e experiências sonoras e corporais - Domingo (30) às 13h


A programação completa e as informações sobre os horários, faixa etária de cada atividade e as inscrições podem ser acessadas nas redes sociais e no site da Oficina Brennand: www.oficinabrennand.org.br.


Foto: Divulgação


Localizada no bairro da Várzea, em Recife, a Oficina Brennand ocupa o prédio onde, há 105 anos, o pai de Brennand, Ricardo, fundou a Cerâmica São João. Em 1971, Francisco teve a ideia de ocupar o local, em ruínas. Além da mostra principal, outros eventos públicos estão programados para ocorrer ao longo de 2022. A mostra do cinquentenário segue em cartaz até 12 de outubro. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h), com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). As oficinas são gratuitas, mas precisam de inscrição prévia.

63 visualizações0 comentário