• Carlos Henrique Silva

PROGRAMAÇÃO NATALINA MOVIMENTA OS PRINCIPAIS POLOS DO ESTADO NO FIM DE SEMANA

Mesmo contando com restrições para evitar aglomeração de público, algumas programações natalinas têm voltado a acontecer no Recife e interior

#culturapopular #natal #natalino #pastoril #recife #pernambuco

Programação no Pátio de São Pedro - Foto: Marcos Pastich/PCR


Mesmo contando com restrições para evitar aglomeração de público, algumas programações natalinas têm voltado a acontecer em todo o Estado, com apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), secretarias municipais e iniciativa privada.


Na semana do Natal, o Recife é palco de 14 apresentações culturais por toda a cidade. A programação, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, leva tradições natalinas da cultura popular em pequenas e descentralizadas atividades, oferecidas gratuitamente e a céu aberto, para parques e espaços públicos, chegando até nos postos de vacinação.


Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR


CASA DA CULTURA - Para quem passa na região central do Recife, pode conferir as apresentações poulares do Mamulengo Flor de Jasmim (15h30), Pastoril Estrela do Mar (16h) e Cavalo Marinho Estrela do Amanhã (16h30).


PÁTIO DE SÃO PEDRO - A noite também conta com apresentações do projeto Jornadas para Celebrar, tendo a partir das 18h os pastoris Estrela Dourada, Campinas Alegres e Perigosas Pastoras.


PARQUE DA MACAXEIRA - Neste dia 23, a partir das 19h, o espetáculo Natal para Sempre estará de volta ao Parque da Macaxeira, zona Norte da cidade, com uma segunda sessão no dia 25, no mesmo horário. Os interessados em assistir à apresentação precisarão se inscrever pelo app Conecta Recife, disponível para iOS e Android, ou pelo site: conectarecife.recife.pe.gov.br. Serão oferecidas 1.900 vagas ao público. O enredo traz a história da menina que encontra um livro mágico e, ao folheá-lo, dá vida a seres fantásticos.


BAILE DO MENINO DEUS - Hoje também acontece a primeira exibição do espetáculo Baile do Menino Deus, em formato de filme, a partir das 20h. A transmissão é gratuita e tem classificação livre, podendo ser acompanhada nos links do Youtube (www.youtube.com.br/bailedomeninodeus) ou no próprio site do espetáculo (www.bailedomeninodeus.com.br). Com produção da Relicário, de Carla Valença, criação e direção geral de Ronaldo Correia de Brito, direção para o cinema da pernambucana Tuca Siqueira, direção de fotografia de Beto Martins, assistência de Amanda Menelau e Tomás Brandão, o Baile se torna filme, tendo o Recife como cenário e personagem.


CATAMARAN - O Restaurante Catamaran abre as portas nos dias 24 e 31 de dezembro, (das 12h às 16h), e nos dias 25 e 1º de janeiro (das 12h à 0h),com programação musical diversa. O público também pode conferir os passeios pela Catamaran Tours no dia 24: o “Recife e suas Pontes”, com embarque às 11h e às 16h, e, no Litoral Sul, o “Praia dos Carneiros”, com saída às 10h30. As atividades retomam no sábado (25), com os tours “Recife e suas Pontes”, com embarque às 14h, 16h e 17h30; e o “Recife Iluminado”, às 20h; realizados na capital. Nas praias, é possível conferir o “Praia dos Carneiros”, às 10h30; “Piscinas Naturais de São José”, às 14h; e “Ilha de Itamaracá e Coroa do Avião”, às 10h30. Os passeios acontecem também no domingo, nos mesmos horários. Mais informações e compra de passaportes em: www.catamarantours.com.br


MISSA DO GALO - Para quem procura a programação religiosa, a tradicional Missa da Vigília de Natal (ou Missa do Galo) volta ao Quartel do Derby na sexta-feira (24), a partir das 20h, com celebração do dom Fernando Saburido e apresentações musicais da Banda da Polícia Militar de Pernambuco, e os corais do Movimento Pró-Criança, Instituto Dom da Paz e Arautos do Evangelho. Os fiéis deverão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19.


AGRESTE - Diversas cidades do interior de Pernambuco também promovem a celebração da festividade com atrações e decorações natalinas, como Garanhuns, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte.



Magia do Natal de Garanhuns (Palácio Celso Galvão) - Foto: Prefeitura de Garanhuns


Em Garanhuns, A Magia do Natal é uma das festas mais conhecidos do estado, com muitas luzes e decorações que enfeitam os pontos turísticos da cidade, como o Relógio de Flores e Praça da Fonte Luminosa, o desfile do Papai Noel e o Palácio Celso Galvão, além de corais e cantatas nas sextas-feiras e sábados, até o dia 9 de janeiro.

66 visualizações0 comentário