top of page
  • Foto do escritorCarlos Henrique Silva

UM CARNAVAL CHEIO DE ENCONTROS, PARCERIAS E DIÁLOGOS

Abertura da folia no Marco Zero foi marcada pela mistura de diversos sons e aproximação de artistas de maior consagração com as revelações da cena local e nacional

#Carnaval2023 #CarnavaldoRecife2023 #VolteiRecife #CarnavalPE

Legenda: Noite foi marcada por parcerias antigas (Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença e outras participações) e novas (Caetano Veloso e Duda Beat) - Fotos: Ed Machado/PCR

A noite da sexta-feira (17), virando para o "sábado de Zé Pereira", abriu oficialmente os dias de Carnaval, dando fim a uma expectativa de mais de 2 anos de uma multidão ansiosa de foliões. E no Recife, a maior festa do país tinha de corresponder à altura, com uma parceria imensa de artistas se apresentando na megaestrutura montada pela prefeitura no Marco Zero da cidade.


Nas apresentações principais, como do homenageado Geraldo Azevedo, foram marcantes as parcerias com artistas de carreira consagrada (como Fafá de Belém, Jota Michiles, Quinteto Violado e o aclamado Grande Encontro com Elba Ramalho e Alceu Valença), mas também com artistas que vêm ganhando espaço de projeção nacional, a exemplo da potiguar Juliana Linhares e do pernambucano Almério.


Já o baiano Caetano Veloso, com 80 anos de vida e quase 60 de carreira, trouxe ao palco um repertório variado do romântico ao carnavalesco gravado ao longo das seis décadas. Caetano também chamou ao palco a recifense Duda Beat, cantando juntos a música “Sem samba não dá”. Atração que encerrou a noite, Duda tem despontado no cenário com a mescla dos ritmos locais e eletrônicos, com várias releituras remixadas.


Dizemos que esta foi a abertura oficial, porque a ansiedade da população já vinha sendo diminuída com diversas prévias em todo o Estado, seja nos pontos mais importantes da folia ou nos bairros e comunidades, com as manifestações locais.


São estas expressões das comunidades que chegam ao Bairro do Recife desde o final da tarde, ocupando as ruas e desfilando com destino ao palco principal, como é o caso das agremiações campeãs do Grupo Especial em 2020, e que só agora puderam ecoar o grito de vencedoras. Confira aqui os detalhes da programação de abertura.

Legenda: Agremiações campeãs de 2020: Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e Maracatu Nação Porto Rico - Fotos: Marcos Pastich/PCR

Outros blocos também animaram os foliões nas ruas transversais e animaram espaços mesmo antes da programação oficial, como os blocos líricos que se encontraram na Praça do Arsenal.


Além de aproximarem os diversos públicos e estilos no mesmo show, as parcerias contribuem para a valorização de artistas de maior consagração e o fortalecimento de quem está no início da carreira.

36 visualizações0 comentário
bottom of page